REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
O Repositório Institucional da UNIGRANRIO AFYA tem o objetivo armazenar, divulgar e facilitar o acesso aos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Graduação da UNIGRANRIO AFYA, em formato digital, permitindo maior visibilidade da produção acadêmica institucional para a comunidade científica nacional e internacional.
A Coordenação Acadêmica do Curso de Graduação deve submeter a versão digital dos Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos pelos discentes, no âmbito da graduação presencial e a distância, conforme regulamentado no Projeto Pedagógico do Curso, ao Repositório Institucional de TCC da UNIGRANRIO AFYA, ficando estes disponíveis para consulta pública.
LIMITAÇÕES DE USO:
Os trabalhos a seguir destinam-se ao uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizado sua reprodução, quaisquer partes, dados e conteúdos para quaisquer fins lucrativos. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar a autoria.
Centro de assistência social humanizado a gestante adolescente Lucia Helena
Meu interesse pelo tema se justifica por ter vivido a experiência de engravidar aos 16 anos ,quando recebi todo apoio de meus pais, todavia , sei que muitas adolescentes não recebem esse acolhimento da família, sendo assim quero de alguma forma contribuir para que elas se sintam acolhidas e tenham todo apoio possível para essa nova fase que estão vivendo, por meio de acesso a profissionais e cursos propostos no trabalho. Aescolha do bairro Pilar foi pela experiência que tive ao trabalhar no posto de saúde do Pilar, existe um número grande de atendimento à gestante adolescente, assim como uma procura por prénatal pelas gestantes de outros municípios. Além disso, o bairro tem acesso de transporte público para os distritos e os municípios vizinhos e possui um posto de referência com emergência 24 horas e um dos municípios ao qual temos o programa do adolescente, puerpério e puericultura, programa que podem nos auxiliar no atendimento ao adolescente, consultas do pôs parto com o programa de controle da família com medicamentos para evitar uma nova gravidez, a puericultura para o atendimento mensal das consultas para o bebê e as vacinas.
Centro de desenvolvimento e ensino para crianças autistas
O autismo é um tema que vem sendo cada vez mais abordado na sociedade através de estudos voltados para a origem do transtorno e como deve ser o ensino e o tratamento das crianças portadoras do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Porém, esses estudos não se dedicam à investigação de como as condições de um ambiente podem influenciar na vida dessas crianças até a fase adulta, além de conscientizar sobre a importância do tratamento precoce. Este projeto tem como principal objetivo adequar os ambientes às reais necessidades desses indivíduos, salientando a importância da arquitetura em relação ao desenvolvimento do autista.
Centro de integração da criança e do adolescente
Segundo as pesquisas, pude observar que grande parte dos abrigos institucionais se apresenta como um ambiente empobrecido de afeto e estímulos, caracterizando-se como um espaço ocioso, pouco atrativo e, consequentemente, não favorecedor da aprendizagem. Sendo assim, noto a necessidade de criar espaços mais acolhedores e afetivos, com uma proposta de trabalho multidisciplinar que acolha as crianças e adolescentes em suas diversas necessidades, tanto pedagógicas como psicossociais, garantindo seus direitos e ampliando o atendimento à comunidade local, contribuindo assim para a formação social e intelectual desses jovens. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um modelo alternativo de acolhimento mais receptivo para crianças e adolescentes, através da junção da Casa Lar, da escola e de um espaço de convívio social (a praça), que é extensivo à comunidade local, de modo a pensar em abrigar sem excluir do convívio social. Além disso, pretende atribuir melhores condições no cuidado e no afeto desses jovens que sofrem com o abandono ou rejeição de seu núcleo familiar.
Centro de reabilitação à saúde dos idosos
O trabalho propõe o projeto de um espaço que dê suporte pós-hospitalar aos idosos, ou seja, um lugar que auxilie o idoso e a família nos cuidados específicos que deverão ser exercidos após a alta hospitalar, sendo assim, um espaço adequado de transição para o lar, onde a estrutura oferecida se dá de forma que as dificuldades não sejam limites para o desenvolvimento psicossocial e funcional. Além da preocupação com a reabilitação do paciente e dormitórios que agreguem não somente ao idoso, é também pensado o espaço como um lugar de descompressão do enclausuramento, considerando áreas de convívio com outros idosos, familiares e com a natureza, que se torna de suma importância, principalmente para aqueles que estiveram em contato com o caos diário nas grandes metrópoles.
Centro de tratamento e pesquisa de doenças no cérebro
O objetivo geral do trabalho, consiste em projetar uma edificação de médio porte para abrigar um centro de apoio destinados a pacientes com doenças no cérebro. Assim propõem empregar a arquitetura como intermediadora do acolhimento aos portadores de doenças cerebrais e neurológicas e pessoas do seu convívio oferecendo atendimento, diagnostico, estadia e tratamento necessário.
Centro gastronomico da feirinha da Pavuna
O objetivo de projetar o Centro de Gastronômico e revitalizar a Feira Livre da Pavuna para garantir que as ruas apresentem as qualidade necessárias para que sejam transitáveis aos trabalhadores e residentes do entorno.
Centro psicossocial e educacional infantil
As discussões acerca da saúde mental vêm aumentando ao longo dos anos, deixando, aos poucos, o preconceito que os cerceia. O presente trabalho apresenta como tema central a implantação de um Centro Psicossocial e Educacional Infantil, com o objetivo de agregar a Psicologia ao cotidiano no setor escolar, além de contribuir para um novo equipamento arquitetônico em Santa Cruz da serra. O proposto trabalho contribui para o acompanhamento psicológico na vida das crianças tendo em sequência uma vida adulta mais estável, tendo em vista o crescimento de pessoas com problemas de saúde mental, tais como: depressão e ansiedade. O objetivo do centro é estudar as motivações para o comportamento das pessoas, as reações emoções no dia a dia. Essa escola foi pensada de forma de acolhimento e maior atenção ao público infantil, que seja realmente apto para abrigar e seja sensível as necessidades das crianças. A ideia de unir o centro com a educação infantil é para que as crianças se sintam convictas, há uma preocupação em não demonstrar às crianças o caráter emergencial do mesmo, para que estas se sintam seguras. Uma edificação baseada na análise dos aspectos físicos, funcionais e comportamentais, que assegure o conforto dos usuários, no aspecto ambiental e psicológico. A escola será pensada como como um refúgio para as crianças, fazendo alusão a um ambiente familiar .
Chave do conhecimento: educação acessível para todos
A educação inclusiva é retratada desde a década de 50, onde surgiram as primeiras escolas especializadas. Mas foi na década de 70 que houve a proposta de integração em que os alunos com deficiência começaram a frequentar as classes comuns. Podemos dizer que até os dias atuais tivemos uma considerada evolução, mas infelizmente contamos com algumas barreiras. Com isso, surgiu a ideia de integração social dentro de um ambiente escolar, desenvolvendo um projeto arquitetônico voltado para uma escola inclusiva. Criando um ambiente que desperte através da sensorialidade a capacidade motora e cognitiva que possa estimular a aproximação de todos.
Colaboração premiada: (in)constitucionalidade x eficácia
O presente artigo tem como objetivo, por meio da utilização do método dialético críticonarrativo, abordar o instituto da Colaboração Premiada, com respaldo na Lei nº 12.850/13, que vem sendo muito utilizado, nos famosos crimes do “colarinho branco”, crimes estes onde seus mentores acreditavam que a justiça jamais chegaria, por se tratar de pessoas de alto poder aquisitivo. Tendo como principal análise crítico, o tão quanto a Colaboração premiada fere os principais princípios Constitucionais, à luz de posicionamento Doutrinário e sua efetiva eficácia, conforme tem entendido os Tribunais Superiores. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, através da leitura de doutrinas, jurisprudências, artigos científicos e legislação específica referente ao tema exposto. Neste sentido, constatou a eficácia no instituto da Colaboração Premiada, não havendo desobediência aos princípios constitucionais, sendo um mal necessário para alcançar resultados mais rápidos.
Combate ao nepotismo nas serventias extrajudiciais no momento da vacância
O objeto desse artigo é demonstrar, que o ingresso de parentes até o terceiro grau do antigo delegatário, para responder interinamente pelas serventias extrajudiciais fere a Constituição Federal. Nesse sentido o Conselho Nacional de Justiça e a Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, tem combatido o NEPOTISMO em todo território nacional e no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto faremos uma análise da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da Lei 8.935/94 – Lei dos Cartórios, da Súmula Vinculante 13 de 2008 do Supremo Tribunal Federal, da Resolução 80/09 do Conselho Nacional de Justiça, do Provimento 77/2018 do Conselho Nacional de Justiça, da Portaria 1.092/2019 da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e do Aviso 13/2020 também da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Comercialização de créditos de carbono a partir do aproveitamento de resíduos sólidos CTR Seropédica – RJ
Há algum tempo, as questões energéticas e sustentáveis tornaram-se uma preocupação internacional. Atualmente a geração, a distribuição e a utilização de energias acarretam em desequilíbrio ambiental, desigualdade nas distribuições, esgotamento e altos custos de fontes tradicionais (petróleo, gás natural, fonte hídrica e carvão mineral) que geram impactos à economia mundial. Esse projeto irá abordar um mercado alternativo voltado para a criação de projetos de mitigação da emissão de gases poluentes da atmosfera. Trata-se da comercialização de créditos de carbono, que surgiu a partir do Protocolo de Kyoto, em 1997, e que entrou em vigor no ano de 2005. Estabelecendo assim, que houvessem metas que ocasionem as reduções das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) de países desenvolvidos, ou seja, países com alto índice de poluição. Criou-se também o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões (RCEs). Tal certificação, em sua implementação, permite a geração dos créditos de carbono, bens incorpóreos de valor econômico. O desenvolvimento desses projetos possibilita a obtenção de incentivos financeiros para investimento em eficiência energética e em sustentabilidade global, mas ainda existem dúvidas com relação à entrega do direito de poluir às empresas que persistem em emitir CO2.
Como a fisioterapia respiratória pode contribuir para os pacientes após terem sido acometidos pela Covid-19
A doença causada pelo corona vírus, denominado SARS-CoV-2, é uma infecção respiratória assintomática a quadros graves. No sistema respiratório, o covid-19 pode causar pneumonia viral com infiltrações pulmonares generalizadas, falta de ar profunda e hipóxia. A hipóxia pode ser lenta para resolver, exigindo uso prolongado de oxigênio suplementar e dessaturação no esforço. Objetivo é proporcionar um cuidado específico para reabilitação total do paciente pós covid, oferecer cuidados por meio de mecanismo que garantiram uma reabilitação de qualidade, uma qualidade de vida diária do paciente, proporcionar o entendimento tanto do covid, quanto da reabilitação proposta ao paciente, Possibilitar o acompanhamento e o controle das práticas desenvolvidas com o paciente, tanto ambulatorial ou domiciliar e assim permitindo a verificação do desenvolvimento do paciente. Metodologia trata- se de uma revisão bibliográfica serão utilizados bases de dados, PUBMED, BMJ, JMIR, OXFORD, SIMFER, PMC, ERS. Assim, inicialmente foi realizada uma busca sobre a produção cuidados para a reabilitação fisioterapêutica pós covid 19, entre março de 2020 até junho de 2020, sendo descrito na língua inglesa. Conclusão, apesar dos estudos intensificados nos últimos meses, há necessidade de maior aprofundamento sobre as complicações funcionais e respiratórias causadas pelo covid-19, porém é imprescritível o atendimento e monitoramento clínico e ambulatorial.
Complexo Náutico: Revitalização da Marina de Muriqui – RJ
Revitalização da Manna de Muriqui para dotação de infraestrutura de lazer e esporte náuticos para os turistas e a população. A área está localizada em Muriqui, 4.º Distrito da cidade de Mangaratiba, na Região da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Avenida Beira-Mar, nº 1.000.
Complexo arquitetônico da Igreja Recomeçar
O presente Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO é o Projeto do Complexo Arquitetônico da Igreja Projeto Recomeçar, assim denominado pela dimensão das necessidades desse espaço, povo e costumes. Foi desenvolvida uma Arquitetura Religiosa tendo como usuário, em específico, uma porção da Igreja de Cristo que tem a visão comprometida com a Verdade imutável, mas que se preocupa em se comunicar e sensibilizar com as necessidades da sociedade atual, as carências humanas do século 21. Com um programa de necessidades bem atendido, harmonia na aplicação dos materiais, de modo a estimular o sistema sensorial das pessoas a perceber o "espírito do lugar", provocando a devoção dos sentidos.
Complexo penitenciário feminino: o espaço arquitetônico como coadjuvante na ressocialização de mulheres encarceradas
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto arquitetônico do Complexo Penitenciário Feminino para o município de Duque de Caxias. Este será um estabelecimento penal de segurança média com capacidade para ressocializar até 800 mulheres. Mulheres essas que, em sua maioria, são negras, com idade variando entre 18 e 61 anos, com baixa escolaridade e expostas a todo tipo de vulnerabilidade social. O projeto visa, portanto, a ressocialização dessas mulheres, por meio de ambientes projetados para garantir dignidade, humanidade, capacitação, habitação, lazer e reflexão. Assim, a arquitetura assumirá seu papel de coadjuvante na reinserção das presas na sociedade.
Complicações de preenchimentos labiais com uso de ácido hialurônico
Uma das marcas da beleza no século XXI, e auxiliador de uma aparência juvenil e sedutora, são lábios volumosos e de formato marcante. Devido à grande popularidade do uso de ácido hialurônico como um preenchedor, pacientes de diferentes faixas etárias buscam por preenchimentos labiais, diversificando o objetivo do procedimento de acordo com a idade e foco do paciente. A maioria das complicações decorrentes da injeção de ácido hialurônico são leves e autolimitadas, sendo possíveis de tratamento quando realizadas por um profissional habilitado. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é revisar a literatura existente sobre as complicações decorrentes do uso de ácido hialurônico no preenchimento labial. A presente pesquisa é uma revisão literária de caracteres descritivos, qualitativos e quantitativos, feitos com o auxílio de documentos obtidos nos bancos de dados digitais Pubmed e Lilacs, nas línguas inglesa e portuguesa, entre 2012 e 2020. Os resultados mostram que, apesar das intercorrências relatadas, todas foram bem solucionadas. Portanto, o ácido hialurônico se mostra uma substância segura e de grande reversibilidade no preenchimento labial.
Compulsão alimentar, ganho de peso e ansiedade em tempos de pandemia
Nesse período em que a população mundial está enfrentando a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), com mudanças em sua rotina e cotidiano, medos e incertezas e ainda tendo que se habituar com o isolamento e o distanciamento social, a comida tem sido a forma encontrada para trazer uma sensação de prazer e conforto nos momentos de angústia e ansiedade. O objetivo dessa pesquisa foi de compreender sobre a compulsão alimentar e sua relação com o ganho de peso e ansiedade, em indivíduos adultos durante a Pandemia. Trata-se de uma revisão narrativa com a proposta de a partir da identificação dos sinais e sintomas da compulsão alimentar, relacionar as consequências físicas, psicológicas e nutricionais na saúde das pessoas. Observou-se que o comportamento alimentar das famílias sofreu mudanças tanto em relação a qualidade quanto na quantidade dos alimentos consumidos. E essa mudança no comportamento alimentar com a ingestão de maior quantidade de alimentos hipercalóricos e com baixa oferta de nutrientes pode trazer prejuízos a saúde, favorecendo o ganho de peso e desenvolvimento de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Diante disso é importante buscar estratégias, que possam ajudar as pessoas a terem uma boa relação com a comida e assim minimizar os impactos negativos causados pela pandemia.
Conexão Coworking: espaço compartilhado de trabalho
Este trabalho consiste em uma proposta de projeto arquitetônico de um espaço compartilhado de trabalho. Por conta do avanço da tecnologia hoje, dependendo de sua profissão, há possibilidades de trabalhar à distância. O coworking é uma tendência mundial que nos últimos anos vêm ganhando espaço no Brasil. São espaços compartilhado de trabalho que possuem a opção de salas reservadas e salas compartilhadas. Após pesquisas de como os espaços de escritórios evoluíram ao decorrer da história até hoje, percebi que aos poucos passou-se a ter uma preocupação com bem estar do profissional. Portanto a proposta visa proporcionar um equilíbrio entre trabalho e bem- estar. O projeto conta com espaços compartilhados e espaços privados para atender a demandadas variadas e conta também áreas de descompressão pensando no bem-estar do usuário.
Confeitaria Parque: um espaco hedonista multissensorial
O chef brasileiro Luiz Farias define a confeitaria como a “arte e medida” da gastronomia, que se preocupa muito com a decoração e apresentação, texturas, cores e aromas diferentes, resultando em diversas sensações. O termo "confection" apresenta o significado de algo que é confeccionado com cuidado e habilidade. Os primeiros registros dos doces na história vêm de povos antigos. No século XIV, o sabor doce era proveniente das frutas e dos produtos de confeitaria, como os descritos por Cícero, que afirma ter experimentado na Sicília um “Tubus Fann”, significando tubos deliciosos de massa fina, muito doces, recheados com leite, conhecidos como cannolo siciliano. (CASIMIRO, 2015) Porém, apenas por volta do ano 900 d.C., com a chegada das especiarias, surgiram novas oportunidades e descobertas na esfera dos doces. A prática da confeitaria se desenvolveu e evoluiu com as expedições para o Oriente, que possibilitaram a importação de ingredientes como o açúcar, o cacau, o arroz, a canela, a noz-moscada e o cravo-da-índia (CASIMIRO, 2015). No Brasil, a confeitaria se desenvolveu a partir da vinda dos colonizadores portugueses. Com isso, a prática dos doces foi inicialmente adaptada e reinventada para os ingredientes e o clima local, resultando em delícias brasileiras como o quindim e o bolo de mandioca. Também foi essencial devido à abundância de matéria-prima disponível para a produção. A influência não veio apenas de Portugal; com o fim da escravidão no final do século XIX, surgiram novas oportunidades de vida, trazendo consigo culturas e costumes diversos, incluindo as influências da França e da Itália, além da contribuição dos indígenas e africanos, enriquecendo assim a culinária brasileira.
Conflitos federativos na esfera do ICMS e os reflexos decorrentes da pandemia de Covid-19
O artigo destaca os conflitos federativos na esfera do ICMS e os reflexos decorrentes da pandemia da Covid-19. O ICMS é conhecido como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, estando previsto no teor do art. 155, § 2.º, I a XII, da Constituição Federal de 1988, foi criado pela EC nº 18/1965 e regulamentado pela Lei Complementar nº 87/1996 e por legislações estaduais, nas quais os sujeitos passivos do ICMS serão: as pessoas que pratiquem operações relativas à circulação de mercadorias; os prestadores de serviços de transporte interestadual e intermunicipal; os importadores de bens de qualquer natureza; os prestadores de serviços de comunicação. Ao ICMS, dentro do texto constitucional, em seu art. 150, § 7º, permitese o fenômeno da substituição tributária progressiva (ou “para frente”), em que um terceiro é escolhido para recolher o tributo antes da ocorrência do fato gerador. Durante os tempos da pandemia da Covid-19, houve um grande aumento das despesas; sendo certo que as receitas tributárias das pessoas jurídicas diminuíram de forma significativa em razão da crise econômica gerada pela pandemia. O Projeto de Lei nº 529/2020 veio trazer mudanças nos impostos estaduais e, no caso do ICMS, veio a ser uma forma de reorganizar a gestão fiscal, em que foi considerada a fixação de alíquota em patamar inferior a 18%, como um benefício fiscal. Em outubro de 2021, o Senado aprovou o projeto que prorroga incentivos fiscais no ICMS para quatro setores, até 2032. Tal benefício já era objeto de estudo como forma de incentivo, a Lei Complementar nº 186, de 2021, foi aprovada, trazendo, assim a prorrogação desses benefícios para o setor de comércio atacadista e das empresas de atividades portuárias e aeroportuárias e operações interestaduais com produtos agropecuários.
Conjunto de cores habitacional: um novo modelo de moradia em Gramacho
O direito à moradia no Brasil é garantido pela Constituição Federal de 1988, que tem como objetivo tratar essa questão como uma necessidade básica que todas as pessoas devem ter acesso. A moradia não deve ser apenas um espaço com quatro paredes e um teto para proteger quem ali mora, mas deve ser entendida como um local salubre, com condições mínimas de habitabilidade e toda a infraestrutura necessária para garantir uma qualidade de vida adequada. A responsabilidade de proporcionar esse cenário é do Governo Federal, que deve elaborar políticas públicas que facilitem o acesso a esse direito. Uma atitude eficaz nesse âmbito ajuda a não sobrepor outras questões sociais no país. A falta de um lar para toda a população agrava a questão da segurança pública, aumentando a violência, o que está atrelado à situação de saúde, com pessoas expostas a riscos e lotando os hospitais públicos. Portanto, fica claro que todas as políticas públicas precisam caminhar em conjunto para garantir, efetivamente, um país com condições mínimas para se viver. Devido ao crescimento urbano desordenado com favelas, habitações inadequadas e/ou em áreas de risco, foram promovidos programas sociais para a construção de moradias populares, tentando combater os fatores de marginalização e as causas da pobreza. Um dos programas sociais mais conhecidos no Brasil para reduzir o déficit habitacional é o "Minha Casa, Minha Vida", que atende pessoas de diferentes classes que desejam adquirir uma casa. De acordo com estudos realizados sobre a qualidade habitacional desse programa, implantado em larga escala no tecido urbano, diagnosticou-se que as unidades habitacionais elaboradas não possuem dimensionamentos satisfatórios para que as pessoas realizem suas tarefas domésticas em seus ambientes internos. Esses problemas incluem a falta de adequação para conjuntos familiares superiores a quatro pessoas, a distribuição inadequada dos espaços internos, com funções sobrepostas em um mesmo ambiente, e a localização em regiões que não têm acesso a serviços públicos básicos por perto, o que acaba incentivando o morador a alterar o projeto após a construção ou a se mudar. Esses elementos influenciam diretamente na qualidade da habitação, tornando-a prejudicial e deficiente.
Connectus: projeto arquitetônico comercial
Projetar um espaço arquitetônico e urbanístico de uso comercial para integrar o ambiente escolar, utilizando de forma estratégica o fluxo de vias e nodais do entorno, obtendo assim uma integração tanto social quanto espacial. Isso favorecerá uma ótima qualidade de infraestrutura e paisagismo, promovendo a ressignificação socioespacial.
Considerações acerca das inovações trazidas pelo pacote anticrime (Lei. 13.964/19) – o acordo de não persecução penal e suas diretrizes
O presente estudo possui a finalidade de esclarecer as peculiaridades trazidas através do Acordo de Não Persecução Penal, que foi criado e publicado, no dia 07 de agosto de 2017, pelo Conselho Nacional do Ministério Público, dando origem a Resolução nº 181/17, que logo em seguida foi modificada, no ano de 2018, pela Resolução nº 183/18. A Resolução trouxe consigo algumas inovações no que tange ao processo investigatório realizado pelo Ministério Público, criando a figura do Acordo de Não Persecução Penal, oferecido pelo órgão acusatório com a finalidade de evitar a propositura de uma ação penal e tão logo buscar uma punição mais célere e efetiva para o réu, através da aplicação de medidas previstas em lei. O referido Acordo de Não Persecução Penal poderá ser aplicado nos casos em que o crime não tenha sido cometido com violência ou grave ameaça, não sendo possível o arquivamento, devendo a pena mínima ser inferior a 04 (quatro) anos, além de haver a necessidade da confissão formal e circunstanciada do investigado para que seja aplicado o instituto. O Acordo de Não Persecução Penal, por ser uma novidade para o ordenamento jurídico brasileiro, deu origem a duas Ações Diretas de Inconstitucionalidades, que indagaram a Resolução de uma forma geral, tendo como ponto principal a discussão quanto à legalidade sobre a sua criação, bem como sua aplicação.
Controle de convencionalidade: aspectos gerais e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
O presente artigo é uma pequena abordagem acerca da análise de compatibilidade que deveria ser feita no ordenamento jurídico brasileiro e nas decisões dos juízes com os tratados internacionais de direitos humanos, considerando sua preponderância e hierarquia. Esse procedimento é chamado de controle de convencionalidade. Este trabalho tem como objetivo analisar seu desenvolvimento, conceito e aplicabilidade, não apenas na Corte Interamericana de Direitos Humanos, mas também no Brasil, com foco em uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Além disso, este artigo analisa a história dos Direitos Humanos e os tratados internacionais de direitos humanos no sistema jurídico brasileiro, enfatizando sua importância.
Creche e pré-escola Jardim Montessori
A escola deve passar a sensação de segurança e prazer ao aluno, despertando seu interesse e criatividade para sua melhor formação. Portanto o objetivo deste trabalho é projetar uma creche e pré-escola utilizando princípios do método de ensino Montessori, conciliando o modo de como a arquitetura pode influenciar no desenvolvimento e formação infantil, como estimulo indireto de aprendizagem pessoal e educacional.
Criminalização do racismo e combate ao preconceito: o reconhecimento legal e a invisibilização judicial
https://assets.website-files.com/66159dd8e1b10af60e962360/664d0137e55ba0cb1c35de20_Criminalizacao-do-racismo-e-combate-ao-preconceito.pdf
Criminologia relacionada aos crimes cibernéticos e a falta de punibilidade
Pode-se observar que com o passar dos anos e com os avanços da tecnologia e da internet, os meios criminosos também se desenvolveram. Apesar do direito se atualizar e sofrer modificações a todo o momento percebe-se que ele não consegue acompanhar os avanços dos crimes cibernéticos, isso fez com que essa modalidade de crime crescer rapidamente. Embora o Brasil tenha algumas leis específicas sobre o assunto elas ainda não suprem de forma eficaz a quem sofre esse tipo de crime. Podemos citar como exemplo de uma lei específica sobre crimes cometidos na internet a lei 12.737/12, mais conhecida como lei Carolina Dieckmann, trata como condutas feitas em meios digitais podem ser consideradas crimes. Diante este contexto prático o presente artigo vai expor conceitos acerca dos crimes cibernéticos e o acesso a justiça, abordará como o judiciário está tentando elucidar os conflitos, isso será possível através do levantamento de dados, estatísticas e estudo.
Cuidados de enfermagem frente as consequências do uso de drogas na gravidez
INTRODUÇÃO: A gestação é um evento fisiológico. Apesar disso, trata-se de uma situação limítrofe, rodeada de situações que podem implicar riscos para a saúde da mãe e do feto. Dentre as condições que podem prejudicar a gravidez, o uso de drogas é uma situação que requer atenção e intervenção ativa por diversos motivos, sendo o principal, o potencial risco que provoca a saúde desse binômio. O OBJETIVO deste estudo é conhecer as complicações do consumo de drogas na gestação e descrever as intervenções de enfermagem. Questão Norteadora: que teve como questão norteadora: quais as complicações decorrentes do consumo de drogas ilícitas durante a gestação e o papel da enfermagem frente a esses fatores? METODOLOGIA: O presente trabalho foi elaborado a partir de uma revisão integrativa. As bases de dados utilizadas foram LILACS, BDENF e MEDLINE, como palavras chaves, foi utilizado os termos: “drogas ilícitas”, “drogadição”, “assistência de enfermagem”, “cuidado”, “gravidez” e “gestação”, além dos operadores boleanos “and” e “or”. Como critérios de inclusão: estudos caracterizados como “artigos”, “disponíveis na íntegra”, “publicados no intervalo dos últimos 5 anos”, em “língua portuguesa”. Como critérios de exclusão, pesquisas repetidas e que não abordem a temática foco deste estudo. RESULTADO E DISCUSSÃO: Como resultado final, ao todo foram eleitos 12 artigos para fazer parte dessa pesquisa, publicados entre os anos de 2019 e 2023 e estão dispostos no quadro a seguir. O uso de drogas durante a gestação possui consequências para gestante e feto. A detecção precoce de casos, suporte adequado, através de estratégias preventivas, tratamento e suporte psicossocial e a influência da família nesse contexto é fundamental no apoio à gestante e no sucesso das intervenções. CONCLUSÃO: O uso de drogas durante a gravidez tem consequências significativas. Profissionais de saúde devem identificar precocemente e promover tratamento. Um pré-natal de qualidade e abordagem multidisciplinar são essenciais para políticas públicas eficazes. A intervenção efetiva requer consideração abrangente de aspectos clínicos, psicossociais e socioculturais, com a colaboração de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial.
Cuidados farmacêuticos na Diabetes Mellitus
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pela alta de glicose no sangue, podendo ocorrer devido a defeitos na secreção ou ação do hormônio da insulina. É a enfermidade com maior número de prevalentes no mundo, que exige um acompanhamento constante dos pacientes, a fim de protegê-los de uma série de complicações relacionadas a tais doenças supramencionadas. Salienta-se que a assistência farmacêutica desempenha um enorme papel na atenção primaria à saúde com ações voltadas para promoção, proteção e recuperação da saúde. Ressalta- se ainda que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível ao público, favorecendo o acompanhamento, a educação e a atenção necessária ao paciente com diabetes. Por isso o acompanhamento farmacoterapêutico é um processo de extrema importância, na qual o farmacêutico acompanha as necessidades do paciente e identifica possíveis problemas relacionados aos medicamentos. Isto posto, verifica-se que o trabalho visa orientar o paciente e demonstrar o real papel do farmacêutico nos cuidados e acompanhamentos farmacológicos.
Cuidados farmacêuticos às pessoas com autismo (TEA)
O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um dos transtornos neuropsiquiátricos da infância e tem muitas causas, incluindo fatores genéticos, neurobiológicos, ambientais, bem como outros fatores de risco que podem desencadear o transtorno. Devido à grande variação nas deficiências e nos desvios nos sintomas entre os pacientes, o diagnóstico de TEA pode ser bastante difícil. O objetivo deste estudo foi compreender o papel do profissional em farmácia para atender as necessidades e dificuldades marcantes da pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse caso, a atenção farmacêutica tem desempenhado um grande papel no auxílio na melhor conduta e orientações sobre a medicação. Em alguns casos de autismo a medicação não será necessária e sim o esclarecimento do profissional da área de saúde, na atenção básica o farmacêutico desempenha o papel com palestras explicativas sobre a doença para que não haja o preconceito, assim traçando um plano específico a cada paciente, desde a criança até a idade adulta. Diante disso, ainda existem desafios que englobam a falta de informações, capacitações de profissionais, pesquisas sobre a doença, no Brasil ainda não é de um grande avanço, assim dificultando o profissional a ter um esclarecimento mais amplo sobre o assunto. Neste sentido, os os farmacêuticos devem ser capazes de informar aos pais ou cuidadores sobre as características gerais do Transtorno do Espectro Autista e as abordagens de tratamento, e fornecer um uso racional de medicamentos prescritos em indivíduos com autismo.
Da responsabilidade civil do médico pela perda de uma chance
Tem ganhado espaço em nossos tribunais a responsabilidade civil do médico pela perda de uma chance de vida ou sobrevida com fundamento na teoria da perda de uma chance, teoria francesa recepcionada pela doutrina e jurisprudência, tendo como leading case o REsp. 788.759/BA do Superior Tribunal de Justiça que aplicou a referida teoria para indenizar participante do jogo televisivo Show do Milhão. Tendo em vista as particularidades desta teoria, e a classificação de dano como autônomo e decorrente da frustração de uma oportunidade futura de obtenção de um beneficio ou de evitabilidade de um prejuízo, o presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo um estudo da teoria da perda de uma chance e da teoria da perda de uma chance de vida e sobrevida.
De volta ao lar: proposta arquitetônica de casa de acolhimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Este trabalho tem como proposta um local voltado para o acolhimento temporário de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social ou abandono, em conformidade com as disposições contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto será proposto no município de Nova Iguaçu, no bairro da Posse. Tem como requisito uma proposta arquitetônica que vise à acessibilidade, ao conforto e que possibilite o desenvolvimento de atividades pedagógicas de forma eficaz, sem que se sintam em um lugar institucional isolado da vida em sociedade, mas em um lugar onde se sintam acolhidos em um ambiente familiar. No contexto do ECA, a casa-lar proposta se encaixa como um abrigo de acordo com o artigo 3 da lei nº 7.644. Um espaço no qual as crianças e os adolescentes se sintam protegidos, criem vínculos de confiança e socialização.
Demonstração do ácido Poli L láctico injetável e dos fios bioabsorvíveis de polidioxanona como bioestimuladores cutâneos
O Brasil subiu para o primeiro lugar no mundo em procedimentos estéticos, sendo que os EUA são os primeiros no mundo em procedimentos não cirúrgicos. O envelhecimento está inevitavelmente associado a uma diminuição dos fibroblastos, colágeno e elastina. Os métodos mais amplamente adotados para rejuvenescimento facial minimamente invasivo incluem o uso de bioestimuladores. Foi desenvolvida uma revisão da literatura para avaliar o mecanismo de ação e propriedades do ácido Poli l láctico injetável e dos fios de Polidioxanona com um comparativo de resultados para fins do rejuvenescimento da pele. Um levantamento bibliográfico de artigos científicos por meio de bases de dados onlines foi feita no período de 2011 à 2020, utilizando as bases PubMed, Science direct e Lilacs. Os resultados encontrados resumem-se aos pacientes citados nos 6 artigos selecionados. Os 74 pacientes que utilizaram fios de polidioxanona sendo com a maioria do sexo feminino obtiveram resultados satisfatório com complicações leves e controladas. Os 147 pacientes que fizeram o uso de ácido poli l láctico injetável, todas do sexo feminino, ficaram satisfeitas com os resultados. Apenas uma paciente teve complicações medianas causando nódulos granulamatosos devido aplicação. Os bioestimuladores são materiais seguros e capazes de prevenir ou melhorar os efeitos do envelhecimento facial, sabendo que não existe segurança de 100% de um produto, podendo causar efeitos adversos. O profissional deve orientar seu paciente para o tratamento ideal de rejuvenescimento facial, visando técnica, aplicações, custos e benefícios.
Des.conectar: clínica de ressignificação do uso prejudicial da internet
O uso da tecnologia tem se tornado parte do cotidiano humano, trazendo cada vez mais facilidade para lidar com as situações corriqueiras do dia a dia e oferecendo um auxílio nunca antes registrado na história humana. Ela é um método eficaz para a mobilidade urbana, alimentação, consultas médicas, entre tantas outras utilidades. Em contrapartida, é um artifício que acaba desvalorizando as relações humanas e interpessoais, desconectando o homem do convívio com a natureza e limitando, inconscientemente, o êxodo residencial.
Diferenciação de espécies pertencentes ao grupo mycobacterium abscessus através da técnica PCR do gene ERM(41)
O Grupo Mycobacterium abscessus é dividido em três subespécies: Mycobacterium abscessus subespécie abscessus, Mycobacterium abscessus subespécie massiliense e Mycobacterium abscessus subespécie bolletii. Elas causam doenças semelhantes e diferenciam-se quanto ao padrão de suscetibilidade aos fármacos e tratamento. Surtos de infecções causadas por micobactérias de crescimento rápido são relatados em todo o mundo, geralmente associados a procedimentos médicos. No Brasil, a maioria deles estão associados a espécies do Grupo Mycobacterium abscessus. Em 97,2% dos casos a subespécie massiliense foi envolvida. Macrolídeos, como a claritromicina e azitromicina, são os únicos antibióticos orais contra essas subespécies, entretanto, foram relatados casos de resistência ao tratamento. Dentre os mecanismos de resistência, o mais importante é a presença do gene erm(41), que confere resistência à claritromicina. A identificação laboratorial destas micobactérias é rotineiramente realizada por métodos fenotípicos trabalhosos e demorados. Metodologias utilizando ferramentas moleculares como sequenciamento e hibridização reversa, são métodos rápidos, mas, possuem limitações e custo muito alto. M. abscessus subsp. massiliense tem sido considerado como um patógeno humano em potencial, tornando-se imprescindível sua identificação. Como alternativa aos métodos convencionais e comerciais novas ferramentas rápidas, fáceis de executar e de baixo custo são necessárias. Neste estudo utilizou-se uma ferramenta rápida, a PCR do gene erm(41), que possibilitou a amplificação da sequência de DNA alvo em uma única reação, resultando na economia de tempo e reagentes, permitindo a diferenciação das subespécies. Os resultados desta metodologia foram comparados com os do sequenciamento do gene rpoB, apresentando concordância de 100% entre as amostras testadas.
Direito a majoração da insalubridade dos enfermeiros perante a pandemia do coronavírus (covid–19)
O trabalho em tela trará uma reflexão sobre a atuação dos enfermeiros no combate ao coronavírus (COVID –19), tendo como escopo principal debater se os enfermeiros deveriam receber a majoração do adicional de insalubridade para o grau máximo (40%), em virtude do risco que estão correndo se expondo ao vírus em seu ambiente de trabalho. Nessa esteira analisaremos a lei que regula a profissão dos enfermeiros, bem como é calculado o adicional de insalubridade no Brasil e suas peculiaridades. Fazendo assim um contra ponto da situação atual vivida pelos enfermeiros e as garantias previstas em leis. Por fim, será apresentado os projetos de leis em andamento que debatem o tema proposto.
Direito de laje
A medida provisória 759/16 que posteriormente converteu-se na lei nº 13.465 de julho de 2017, apresenta ao ordenamento jurídico pátrio o Direito de Laje, este que já existia de forma atípica na sociedade brasileira, visto que já era praticado a muito tempo. O presente trabalho tem como objetivo analisar direito de laje, suas características, os novos artigos positivados no código civil art.1.510-A ao 1.510-E, a possibilidade de usucapião e suas diferenças quanto a outros institutos dos direitos reais. A pesquisa desenvolve o tratamento legal e doutrinário dado ao instituto, uma vez que este demonstra ser essencial no que tange o processo de regularização fundiária, e por conseguinte garantir a efetividade do direito fundamental a moradia digna.
Direitos humanos e a privatização do sistema prisional brasileiro
Este trabalho tem por objetivo abordar o tema da privatização dos presídios no Brasil, e para tanto se faz necessário uma análise do sistema carcerário atual e os motivos que o levaram ao sucateamento. Assim como o que vem a ser a privatização e a diferença desta para outros modelos em que o setor privado vai atuar em parceria com o Estado. Quando falamos de privatização do sistema penitenciário, é pertinente a análise das experiências estrangeiras, sobretudo países como Estados unidos da América, França e Inglaterra, que são precursores no tema. Por fim, o debate de argumentos favoráveis e contrários à privatização das prisões no Brasil.
Diversidade sexual e de gênero desafios e atuação da psicologia no âmbito das políticas pública
O presente trabalho refere-se a uma navegação pelo campo da diversidade sexual e de gênero, a partir do resgate de importantes grupos na história e de recortes importantes na construção do movimento LGBTQIA+ e das políticas públicas direcionadas a essa parcela da população brasileira. População esta, que mesmo atravessada por diferentes violências e tendo suas vidas marginalizadas e excluídas, resistem através da luta e da organização política na tentativa de romper contra as estruturas e os padrões normativos que tendem a massacrar suas subjetividades ditas desviantes. Esse resgate está centrado no intuito de viabilizar reflexões sobre a atuação de profissionais da psicologia, a partir de suas diretrizes éticas e das políticas públicas, com ênfase nas práticas realizadas nos Centros de Cidadania LGBT do Programa Rio Sem Homofobia. De acordo com a literatura pesquisada, acessamos os relatos desses/as profissionais que sinalizam o processo de (re)construção de um campo de intervenção orgânico, vivo e rizomático, para dar conta das demandas e especificidades da população LGBTQIA+. Este trabalho sinaliza a importância da ampliação das políticas públicas e a criação de dispositivos específicos que assegurem e promovam a cidadania através de uma prática centrada nas dimensões ética e transdisciplinar, em prol da garantia de seus Direitos Humanos e da afirmação das subjetividades LGBTQIA+.
Divórcio impositivo e seus efeitos jurídico-sociais
O presente trabalho busca analisar de forma simples e objetiva o surgimento do fenômeno jurídico denominado Divórcio Impositivo. Fenômeno este que, apesar de estabelecido pelas Corregedorias de Justiça do Estado de Pernambuco, e posteriormente do Maranhão, onde vigoraram, seus efeitos causaram verdadeiro alvoroço jurídico nos meios acadêmicos, profissionais e nos tribunais, sendo até hoje objetos de diversos debates, estudos e textos científicos sobre a norma e sua estrutura, bem como sua validade e seus efeitos na orbita social e jurídica. Não sabemos quais os rumos que a sociedade tomaria pela regência plena deste provimento, pois sua validade normativa foi brevemente invalidada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todavia, deixamos ao leitor deste trabalho, como dos inúmeros outros existentes sobre o tema, a reflexão sobre a eficácia deste instituto e suas possibilidades e possíveis falhas na tentativa de aprimorar e atualizar o direito das famílias, atendendo aos anseios da sociedade e dos operadores de Direito por uma justiça mais célere e menos burocrática, sem, contudo, perder a sensação de segurança que o pragmatismo processual nos oferece.
Diáspora urbana: os meios de moradia da população negra e um estudo de caso em Nova Iguaçu
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo realizar uma análise da formação e dos tipos de habitações irregulares sob a ótica de sua constituição, considerando um recorte racial. Tal análise se dá a partir dos principais meios de habitação encontrados pelo Brasil, utilizando como recorte espacial a cidade de Nova Iguaçu/RJ. Ela é utilizada como objeto para pesquisa de campo.
Do direito de greve: o exercício do direito em atividades essenciais
A Constituição Federal assegura ao trabalhador o exercício do direito de greve como forma de manifestar, através de acordo coletivo com os outros trabalhadores, suas discordâncias a respeito das condições de trabalho ao empregador. Em obediência a carta magna, a lei 7.783/89 regulamenta especificamente as condições de exercício de tal direito, bem como as atividades essenciais e necessárias para a sociedade, as quais não podem haver paralisação total. É um direito assegurado a todo trabalhador, mas que possui suas ressalvas, retirando assim a característica de um direito absoluto. Além disso, a lei 7.783/89 regula ainda sobre as formas em que se dará a greve, como o tempo de antecedência que o empregador precisará ser notificado da paralisação das atividades. E por isso, o exercício do direito de greve, deverá ser meticulosamente analisado, dada suas circunstancias, visto que esse não poderá suprimir direitos de terceiros, ou da sociedade. Desta forma, mesmo sendo este uma garantia fundamental, trazida pela carta magna em seu artigo 9º, possui suas restrições quanto ao exercício, visto que diz respeito à paralisação de atividades muitas vezes fundamentais para o exercício do direito de terceiros.
Efeito inibitório de extratos de microalgas e cianobactérias sobre a replicação do vírus influenza e sua atividade neuraminidase
Os vírus Influenza causam infecções sazonais com sintomas que variam de leves a graves, circulam em todo o mundo e podem afetar pessoas de qualquer faixa etária. Portanto, essa infecção representa um grave problema de saúde pública, responsável por doenças graves e mortes, especialmente em populações de alto risco. Todos os anos, 0,5% da população mundial é infectada por esse patógeno, e essa porcentagem pode aumentar até dez vezes durante as pandemias. A vacinação contra influenza é a maneira mais eficaz de prevenir a doença. Além disso, os medicamentos antivirais são essenciais para intervenções profiláticas e terapêuticas. O oseltamivir (OST), um inibidor da neuraminidase viral, é o principal antiviral usado em clínicas durante surtos. No entanto, têm sido detectados vírus resistentes ao OST, que surgem naturalmente ou devido à pressão antiviral, com uma prevalência de 1-2% em todo o mundo. Assim, a busca por novos medicamentos anti-influenza é extremamente importante. Atualmente, vários grupos vêm desenvolvendo estudos investigando o potencial biotecnológico de microalgas e cianobactérias, incluindo a atividade antiviral de seus extratos. No Brasil, esse potencial ainda é pouco conhecido e explorado. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema, 38 extratos de microalgas e cianobactérias isolados de biomas marinhos e de água doce no Brasil foram testados quanto à toxicidade celular, replicação de vírus influenza sensíveis e resistentes ao OST, e atividade de neuraminidase viral. Para este propósito, células MDCK (Madin-Darby canine kidney - células de rim de cão) infectadas foram tratadas com 200 µg/mL de cada extrato. Um total de 17 extratos (45%) inibiu a replicação do vírus influenza A, com 7 deles resultando em mais de 80% de inibição. Além disso, ensaios funcionais realizados com a neuraminidase viral revelaram 2 extratos em acetato de etila (obtidos a partir de Leptolyngbya sp. e Chlorellaceae) com IC50 < 210 µg/mL para influenza A e B, de linhagens sensíveis e resistentes ao OST. Verificamos também que as células MDCK expostas a 1 mg/mL de todos os extratos apresentaram viabilidade superior a 80%. Nossos resultados sugerem que extratos de microalgas e cianobactérias têm propriedades promissoras anti-influenza. Assim, suas pesquisas químicas devem ser otimizadas para isolar os compostos ativos, com a finalidade de desenvolver novos medicamentos anti-influenza. Os dados gerados neste trabalho contribuem para o conhecimento do potencial biotecnológico dos biomas brasileiros, que ainda são pouco explorados para esta finalidade.
Efeitos adversos na transfusão de concentrados de hemácias
A prática transfusional é de relevante importância na medicina e exige uma ação multidisciplinar para que ocorra o uso racional do sangue e para minimizar ou evitar as reações inoportunas. A reação transfusional (RT) pode ser definida como um efeito ou resposta indesejável observado em uma pessoa, associada temporalmente com a administração de sangue ou hemocomponente e pode ser classificada quanto ao tempo de aparecimento do quadro clínico, à gravidade, à correlação com a transfusão e ao diagnóstico da reação. O reconhecimento destas reações é importante para que medidas terapêuticas sejam estabelecidas, bem como estratégias de prevenção para futuras transfusões. O objetivo deste trabalho é verificar os principais efeitos adversos e suas consequências para os receptores de transfusão de concentrados de hemácias. A metodologia trata-se de uma revisão da literatura cuja elaboração foi dada a partir de cinco base de dados, os critérios de inclusão consistiram em 19 artigos, normas e manuais da ANVISA; obtendo 19 artigos e excluíram-se 8. Avaliando os resultados, foram verificados que o hemocomponente com maior número de transfusões é o concentrado de hemácias, e as reações mais frequentes são reação febril não hemolítica (RFNH), que está geralmente associada à presença de anticorpos contra os antígenos HLA dos leucócitos e plaquetas do doador, ocorrendo no final ou 1 a 2 horas após a transfusão, apresentando febre e/ou calafrio; reação alérgica (ALG), muito comum, ocorre em 1 a 2% dos pacientes e está relacionada à hipersensibilidade às proteínas plasmáticas. Reação hemolítica aguda (RHA), a mais grave dentre elas ocorre pela rápida interação entre anticorpo do receptor e antígeno da hemácia do doador causando destruição das hemácias transfundidas podendo causar hemólise intravascular e hemólise extravascular. Conclui-se que o concentrado de hemácias possui maior aplicabilidade na prática transfusional, as reações transfusionais com maior índice de notificação foram a reação febril não hemolítica e a reação alérgica, e a reação com maior índice de mortalidade é a reação hemolítica aguda.
Efeitos da terapia celular em modelo animal de esclerose lateral amiotrófica
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que afeta os neurônios motores, causando fraqueza progressiva e morte. A patogênese da doença é resultado de uma combinação de mecanismos, como proteínas mal enoveladas, disfunção mitocondrial, dano oxidativo, excitotoxicidade mediada por glutamato, sinalização insuficiente por fatores de crescimento e inflamação. Ainda não existe cura para ELA, porém o uso da terapia celular tem ganhado força no tratamento de doenças neurodegenerativas. Alterações em alguns genes já foram associadas com ELA, principalmente com sua forma familiar que afeta 10% dos casos. O primeiro gene mutado associado a ELA foi o gene codificante da enzima SOD, o qual permitiu desenvolver o primeiro modelo animal para o estudo desta doença. Como as formas esporádica e familiar afetam os mesmos neurônios, estudar camundongos transgênicos SOD1 pode auxiliar em um melhor entendimento da manifestação da doença. Nesta revisão comparamos e avaliamos os melhores protocolos de terapia celular aplicados no modelo animal SOD1, a fim de definir as abordagens que obtiveram os resultados mais eficazes.
Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego durante a pandemia
O presente artigo aborda os efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego durante a pandemia. Observa-se ao longo do artigo a importância do contrato de trabalho para a vida das pessoas, e a necessidade de este também ser protegido pelo ordenamento jurídico. Portanto, busca-se pontuar a situação contratos, estes que são realizados diante de cláusulas que vinculam os sujeitos, criando assim direitos e obrigações entre as partes, e que em sua maioria os contratos são de duração indeterminada, e que diante da pandemia mundial do COVID-19 os contratos podem sofrer flexibilizações de forma justa ao empregado e empregador, como resposta a pandemia se tornou necessária a autorização de medidas legislativas que fossem eficazes para ambos diante das inseguras e instabilidades da humanidade em relação ao emprego e as medidas de segurança de afastamento, com isso o artigo faz um estudo de levantamento de dados no Termômetro Covid-19 Da Justiça Do Trabalho, observando a extinta Medida Provisória nº 927 e a Medida Provisória (MP) 936/2020 que foi convertida na Lei 14.020/2020. Como forma de aprofundar seu estudo o artigo também destaca a teoria do Fato do príncipe que injustamente está sendo usada para demitir funcionários em algumas empresas.
Era digital: dados sensíveis, privacidade e lei geral de proteção de dados
Esta pesquisa tem como foco a existência e a necessidade de proteção da privacidade quanto aos dados sensíveis na internet. Sabemos que vivemos em uma época domada pela tecnologia, e que com isso, estamos cada vez mais inseridos no mundo digital. Mas, ao entrarmos neste mundo, nossos dados pessoais e nossa privacidade ficam ameaçadas aos perigos da internet. Infelizmente, a violação de dados pessoais e da privacidade virou corriqueira por simplesmente acharem que a internet é uma “terra sem lei”. O que não é verdade, já que leis existem em todas as nossas realidades, inclusive a virtual – e devem ser respeitadas. Por isso, discutiremos também, as possibilidades de fiscalização e penalização de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Escola circense Luiz Olimecha
O objetivo principal deste trabalho final de graduação consiste em realizar um projeto arquitetônico para uma escola de circo com espaços adequados para as práticas das artes circenses. O local escolhido para implantar este projeto é no município de Duque de Caxias, em um bairro próximo ao centro da cidade e com fácil acesso à rodovia Washington Luiz, facilitando a chegada tanto de moradores de outras cidades quanto da população local, que pode utilizar as linhas de ônibus locais e carros para chegar à escola. A escolha do município se deu por ele ser o mais populoso da Baixada Fluminense e o terceiro mais populoso do estado do Rio de Janeiro. Além disso, está inserido em um contexto de insuficiência no que se refere à disponibilidade de ambientes adequados para o exercício de atividades voltadas para oficinas de artes, dança, teatro, etc., e com problemas como exclusão cultural, mobilidade e infraestrutura. O projeto visa suprir a carência desses espaços e de equipamentos que são necessários para uma boa aprendizagem. Além de estabelecer uma relação direta com a população, oferecendo educação, cultura e áreas de convívio entre os alunos, também oferece um espaço para eventos e manifestações culturais, promovendo a integração de diferentes faixas etárias e classes sociais, contribuindo para o crescimento da cultura e da cidadania na região.
Espaço Down: centro profissionalizante inclusivo
O objetivo de projetar o Centro Profissionalizante Inclusivo voltado para pessoas com síndrome de Down e fazer com que essas pessoas não entrem na rotina, o que poderia vir a atrasar seu processo cognitivo, é elaborar dinâmicas educativas em grupo para convívio com outras pessoas, fazer com que eles se sintam independentes, ou seja, se sintam como se estivessem em casa, buscar a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida promovendo a inclusão social dos indivíduos portadores de síndrome de Down e de seus familiares. Muitos pais não sabem o que fazer quando veem seu filho sendo rejeitado por algum tipo de preconceito. As pessoas com síndrome de Down são muitas vezes vítimas de preconceito porque falta à população conhecimento sobre essa condição genética. É sempre interessante lembrar que a síndrome de Down não é uma doença, não se adquire; a pessoa com síndrome de Down apenas tem uma condição genética diferente do resto da população.
Espaço bem estar: centro de acolhimento temporário para idosos
O crescimento da população idosa é uma realidade que vem acontecendo na maioria dos países. No entanto, pouco tem sido feito para atender às necessidades dessa futura maioria. Vivemos em uma sociedade ainda carente de espaços pensados para a população de 60 anos ou mais. O Brasil é um país que ainda não tem infraestrutura suficiente para atender a esse aumento do envelhecimento, que só tende a crescer, por ainda ser um país em desenvolvimento. Fazendo um recorte ainda menor e citando Mesquita, na Baixada Fluminense, que foi a localização escolhida para análise e inserção do projeto, pode-se facilmente notar que o município não tem sido produtor de espaços voltados para o público idoso, no qual o "fenômeno" do aumento da população idosa também ocorre na região, o que aumenta ainda mais a necessidade de espaços com essas características. Tendo sempre em mente que idosos têm potencial de serem pessoas ativas, e dando a devida importância ao aprofundamento das necessidades físicas das pessoas de mais idade na realização de suas atividades e o importante convívio social, as oferecendo também, a autonomia que elas têm por direito, assim fazendo com que obtenham um envelhecimento saudável e uma melhor qualidade de vida. Por isso, a criação desse projeto tem como objetivo chamar atenção para a dificuldade e deficiência de espaços e recursos inclusivos e assistivos que possam causar efeitos nocivos à saúde e às mazelas de pessoas idosas. Um espaço adequado e inclusivo é de grande ajuda para apresentar soluções e respostas para essas carências e, ainda, atribuir um novo significado ao conceito social de "idoso".